Terça, 07 de Dezembro de 2021
11 97652-3241
Geral Gastronomia

‘Oscar da gastronomia’, Latin America’s 50 Best Restaurants acontece pela primeira vez em São Paulo

Com nova academy chair no Brasil, Rosa Moraes, premiação volta a ser presencial com cuidados e novo formato

19/11/2021 21h48
53
Por: Lívia Rosa Santana Fonte: Síbaris Produções Gastronômicas
Divulgação
Divulgação

A edição 2021 do Latin America’s 50 Best Restaurants, acontece na segunda-feira, 22 de novembro. Apenas este ano o evento terá um formato diferente - Latin America’s 50 Best Restaurants 2021: Pasado y Futuro - para destacar o amplo e diversificado panorama gastronômico da região e apoiar sua recuperação. Esta lista única e distinta reconhecerá 100 restaurantes com base nos votos agregados das oito edições anteriores do ranking, desde o início da premiação em 2013.

 

Para evitar deslocamentos aéreos, a premiação acontecerá simultaneamente em várias cidades da América Latina, situadas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador e México. As localizações foram selecionadas de acordo com a concentração de restaurantes premiados e a presença de academy chairs, representantes do 50 Best ao redor do mundo.

 

No Brasil, quem está à frente da cadeira é a educadora gastronômica Rosa Moraes, que assumiu o posto como presidente da região para o Latin America’s 50 Best Restaurants e para o The World’s 50 Best Restaurants. Rosa é referência na formação de profissionais para o setor de  Gastronomia, Turismo e Hospitalidade, não só por ter sido responsável pela implantação do primeiro curso de nível superior de Gastronomia no Brasil, em 1999, na Universidade Anhembi Morumbi, mas também por sua atuação de mais de 20 anos no ensino superior. 

 

Em parceria com a Agência Síbaris, comandada pela consultora gastronômica Joana Munné, o Latin America’s 50 Best Restaurants reunirá os principais nomes da gastronomia brasileira em evento que acontece no Teatro B32, com espaço que conta com 500 assentos, vista privilegiada para a Faria Lima, dentro de um novo edifício comercial, com projeto assinado pelo arquiteto de ascendência chinesa Chien Chung Pei, filho de I. M. Pei, que morreu em 2019 e foi o responsável pelo projeto da pirâmide de vidro do Louvre, em Paris. 

 

Na programação, Joana Munné modera o #50besttalks que abre o evento, e abordará como tema o futuro dos restaurantes no Brasil – as lições do Covid e como criar um restaurante forte e capaz de sobreviver a outros choques. Os convidados a participar da discussão, a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê em São Paulo, David Hertz, chef e empreendedor social, co-fundador da Gastromotiva e do Social Gastronomy Movement, e Rafa Costa e Silva, chef à frente do restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, vão abordar a sustentabilidade e as esperanças para o futuro na restauração.

 

Na sequência, a transmissão desta premiação especial, que revela os ‘maiores sucessos' do segmento, e dá uma luz ainda mais ampla sobre o setor de restaurantes da América Latina e seus talentos, acontece de forma simultânea para todos os países. 

 

Após o anúncio, os convidados serão agraciados com uma festa para celebrar as novas conquistas da restauração, com ativações dos patrocinadores globais San Pellegrino & Acqua Panna, e dos apoiadores Republica del Cacao, Macallan e Beronia. A San Pellegrino e Acqua Panna terão uma imponente ativação unindo os produtos das duas marcas. Já a Macallan contará com um bar em uma espécie de túnel imersivo, onde o convidado degusta o novo whisky da marca, e o The Macallan.  Já a Republica del Cacao, traz uma experiência que estimula os sentidos, e a Beronia terá um bar de vinhos, apresentando os principais rótulos da marca.

 

Dentre as ativações de patrocinadores locais, a patrocinadora master SANTAN, empresa que auxilia pequenos produtores a desenvolverem produtos de alta qualidade e chegarem à mesa de consumidores nos grandes centros, será a responsável pelo estande de onde sairão os pratos da festa. No menu, produtos com o selo da marca, vindos direto do campo à mesa, de pequenos produtores da cidade de Barracão, no sudoeste do Paraná, em preparações como o sanduíche de leitão, arroz de pato e taco de taioba com magret. O cardápio fica por conta do chef Fred Trindade, embaixador da marca.

 

Outra ativação será a da Nescafé, patrocinadora master, em que instalará uma food bike com produtos e novidades do projeto Nescafé Origens do Brasil, com grãos que vem de São Sebastião do Paraíso (MG), Chapada Diamantina (BA) e Alto Parnaíba (MG) de 35 famílias de pequenos produtores que farão a conversão e se tornarem 100% regenerativas, neutras ou negativas em emissão de carbono.

 

A Brastemp também está entre as empresas patrocinadoras, e os convidados contarão com um cartão de desconto em produtos da marca que irá dentro do kit que também terá produtos dos apoiadores Azeite Borriello, Manioca, Garofalo, Pardinho e Benerick´s.