Terça, 07 de Dezembro de 2021
11 97652-3241
Saúde Saúde

Livros trazem novos olhares sobre autismo

Lançamentos serão nos dias 20 e 26 de novembro, respectivamente, no Rio e São Paulo

22/11/2021 18h40
71
Por: Lívia Rosa Santana Fonte: Assessoria de imprensa
Livro autismo e escola capa
Livro autismo e escola capa

Duas novas obras da editora Appris lançam novos olhares sobre a temática do autismo:  “Eu Estou Aqui! O autismo na escola" da psicopedagoga Simone Maia Guerra e “Autismos e psicanálise brasileira - práticas e reflexões" dos psicólogos Anahi Canguçu e Jorge Luís Ferreira Abrão. Os livros serão lançados, respectivamente,  nos dias 20 de novembro, em São João de Meriti, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (livraria Leitura, no Shopping Grande Rio) e no dia 26 de novembro, em São Paulo (Livraria Martins Fontes Paulista, na Avenida Paulista 509, Bela Vista), ambos às 19h.  

O livro “Eu estou aqui! O autismo na escola” traz reflexões das práticas educativas que envolvem crianças com autismo.  A obra apresenta conteúdo atualizado, com entrevistas marcantes do cotidiano familiar de crianças com autismo em tempos da pandemia de Covid-19.  “É leitura importante para professores e aqueles que buscam conhecer mais do universo maravilhoso de ensinar para crianças com autismo.  Hoje com os avanços referentes às políticas públicas para a educação inclusiva, é necessário que o profissional da educação se atualize e compreenda mais sobre a temática da inclusão”, diz Simone Maia, diretora de escola e com especialização em Educação Especial e Gestão Integrada da Educação.

Já “Autismos e psicanálise brasileira - práticas e reflexões" dos psicólogos Anahi Canguçu e Jorge Luís Ferreira Abrão se propõe a apresentar como o conhecimento psicanalítico sobre o autismo pode suscitar novas formas de entendimento do tema.  O livro parte de um vértice histórico para traçar as reflexões sobre os autismos na psicanálise brasileira. Traz entrevistas com psicanalistas da área e aborda assuntos importantes para compreensão do tema como diagnóstico, escolarização, desafios da clínica e do trabalho institucional, entre outros”,  destaca Anahi, que é mestre em Psicologia  na temática do autismo e seu desenvolvimento na Psicanálise Brasileira.

 

Serviço:

Lançamento de  “Eu estou aqui! O autismo na escola” será no dia 20 de novembro, às 19h, em São João de Meriti, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (livraria Leitura, no Shopping Grande Rio).

Lançamento de “Autismos e psicanálise brasileira - práticas e reflexões"  dia 26 de novembro, às 19h,  em São Paulo (Livraria Martins Fontes Paulista, na Avenida Paulista 509, Bela Vista). 

 

Aura Pinheiro