Domingo, 26 de Junho de 2022
14°

Muitas nuvens

São Paulo - SP

Cultura Pernambuco

Paulo Câmara e Ana Luíza prestigiam a 21ª edição da Fenearte

Com cerca de cinco mil expositores, evento segue até o próximo dia 19 de dezembro, homenageando o Movimento Armorial, e o escritor e dramaturgo Ari...

23/06/2022 às 07h25
Por: Cadoo Munhoz Fonte: Secom Pernambuco
Compartilhe:
Foto: Heudes Regis/SEI
Foto: Heudes Regis/SEI

Com cerca de cinco mil expositores, evento segue até o próximo dia 19 de dezembro, homenageando o Movimento Armorial, e o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza visitaram, nesta sexta-feira (10.12), a 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, no Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda. O evento segue até o próximo dia 19 de dezembro, reunindo cinco mil expositores de todo o Brasil e de mais 21 países. A edição deste ano tem como tema “É Festa no Reino da Arte”, homenageando o Movimento Armorial e o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, um dos seus idealizadores, já falecido. Este ano também é celebrado o cinquentenário do romance “A Pedra do Reino”, de autoria de Ariano, lançado em 1971, um dos ícones estéticos do movimento.

“Estamos muitos felizes de estar aqui prestigiando tantos artistas e artesãos que vem não apenas de Pernambuco, mas também de outros Estados e países. Pernambuco tem essa tradição, esse artesanato tão rico, as artes e a cultura, e a Fenearte representa tudo isso neste espaço. Estamos dando essa oportunidade ao povo de Pernambuco, no final de 2021, de fazer uma grande feira”, afirmou Paulo Câmara.

Com um investimento de R$ 7 milhões e a expectativa de receber mais de 200 mil visitantes, a Fenearte vai gerar cerca de 2,5 mil postos de trabalho temporário e movimentar cerca de R$ 40 milhões. Entre as novidades deste ano estão a praça de alimentação repaginada e a Cozinha Fenearte, com aulas de chefs renomados; a ampliação da acessibilidade; oficinas inéditas; programação artística inteiramente focada na cultura pernambucana; e a plataforma Fenearte, com bastante conteúdo desenvolvido ao longo do evento e vitrine de produtos.

“Estamos todos com uma grande expectativa para realização desta edição. A Fenearte sempre é uma grande oportunidade de bons negócios, principalmente para o artesão pernambucano, porque além de ele comercializar aqui durante os dez dias de feira, também torna possível a ele receber encomendas e produzir durante o ano todo”, ressaltou a coordenadora da Fenearte, Márcia Souto.

Muitos são os protagonistas, mas quem dá as boas-vindas aos visitantes são os 64 artistas pernambucanos reunidos na Alameda dos Mestres. O mestre Fernandes Rodrigues, natural de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, participa desde 2004. Ele enfatizou a emoção de estar de volta à maior feira de artesanato da América Latina. “É uma emoção muito grande poder voltar à Fenearte e dizer que é o maior movimento cultural do Brasil”, disse o artesão.

Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luíza foram acompanhados durante o evento pelo governador da Paraíba, João Azevêdo; o senador Humberto Costa; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o prefeito do Recife, João Campos; além de vários secretários estaduais e parlamentares.

Ele1 - Criar site de notícias